sábado, 14 de maio de 2011

O Uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na língua estrangeira.

         A humanidade vivencia sua tão famosa era digital. Esta conquista, galgada por uma sociedade no decorrer de toda a sua história, apresenta-se por novas formas de apropriação da informação e pelo uso da tecnologia. O emprego de novas ferramentas de informação e comunicação (NTIC) disponibiliza a utilização não-linear de informações, o uso das diversas redes de comunicação, dos recursos multimídia, entre tantos outros, propiciando, de maneira extremamente veloz e eficiente, novas formas de vislumbrar a realidade que, atualmente, faz parte do contexto do ser humano.

Tais recursos vêem alterando significativamente as mais diversas áreas da educação e o contexto de ensino de línguas. Dentre estas mudanças, destaca-se a inserção do uso de computadores, na sala de aula de línguas estrangeiras. Este novo recurso tecnológico auxilia na geração de novas formas de comunicação entre os alunos e o mundo o que, consequentemente, capacita novas possibilidades de interação entre nativos e outros aprendizes de uma determinada língua-alvo.

Inúmeros são os estudos capazes de apontar as contribuições que as novas tecnologias de informação e comunicação trazem aos educandos, nos mais diversos contextos socioculturais e em seus mais variados níveis de ensino (Warschauer e Healey, 1998; Braga e Costa, 2000; Paiva, 2001; Leffa, 2003; Marcuschi e Xavier, 2004).

A utilização dessas ferramentas tecnológicas, cada vez mais diversificadas, visa não apenas a ensinar de forma mais atrativa e inovadora, mas, também, melhorar e desenvolver a própria prática pedagógica, gerando, consequentemente, aprimoramentos para todas as partes integrantes desse processo.
http://www.thefreelibrary.com/

ISOLEIDE BLANK

Nenhum comentário:

Postar um comentário